Malefícios do Flúor Para Saúde

Assista o vídeo abaixo onde o Dr. Lair Ribeiro (um dos médicos mais respeitados do Brasil) explica os malefícios  sobre o uso de Flúor na água e em produtos de higiene pessoal.

 

Outra opinião sobre o assunto é do médico especialista em nutrologia e medicina ortomolecular, doutor Wilson Rondó Júnior, o flúor é considerado um pesticida, listado no Manual Merck — livro básico de doenças e toxinas, referência na medicina — como um veneno letal quando consumido em quantidades exageradas, além do recomendado pelo Ministério da Saúde.

O consumo de meio litro de água por dia pode fornecer de 0,5 a 1 miligrama de flúor. Rondó explica que essa quantidade já pode causar reações no organismo. Entre elas, cólicas e dores abdominais, aftas na boca, perda de apetite, náuseas, fraqueza, perda de peso e até mesmo vômitos com sangue.

Entre as doenças mais graves que podem ser relacionadas à toxicidade do flúor, o especialista destaca alterações no sistema imunológico, causadas pela distorção de proteínas do corpo, fazendo com que o sistema imunológico ataque o próprio organismo. Outro mal pode ser a osteoporose, já que a exposição excessiva ao flúor causa redução da resistência e da elasticidade óssea. Também tem impacto nos glóbulos brancos, responsáveis pelo combate a bactérias, que têm diminuição significativa quando expostos ao flúor; além de danos cromossomais. Em 1974, foi comprovado que a exposição a 1 ppm (parte por milhão) de flúor inibe em 50% a ação das enzimas de reparação do DNA, causando lesões em diferentes células do organismo, podendo levar, inclusive, a problemas genéticos.

Com o aumento dos estudos, surgem evidências que ligam o excesso do flúor ao câncer e até mesmo à redução de QI. Os que defendem seu uso, porém, reiteram que os problemas se apresentam quando ocorre a exposição excessiva ao flúor, o que não ocorre no consumo de água fluoretada e nem no uso de produtos de higiene bucal. Mas como medir a exposição, se utilizamos produtos de higiene bucal diariamente?

Segundo o médico, o problema mais comum relacionado ao flúor é a fluorose. A doença enfraquece os dentes e causa manchas, descoloração, caroços e fendas na mucosa bucal. “Ele muda a estrutura celular do enema dentário quando este ainda está em formação e isso pode ter consequências com o passar dos anos e com a exposição contínua à substância”, acrescenta.

Diante dessas informações, talvez não possamos eliminar a exposição ao flúor, mas podemos diminuir utilizando opções de higiene bucal sem flúor, com ativos naturais que não agridem nossa saúde.

Fonte: Correio Brasiliense

Artigo Toxidade do Flúor

2 thoughts on “Malefícios do Flúor Para Saúde

  1. Maria Amelia Guimaraes says:

    Sou dentista e gostei muito de ter acesso a essas informações!!!
    Vou começar a orientar corretamente meus pacientes!!
    Gratidão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *